Na sequência do artigo publicado ontem, no coração de Portugal, entranhada nas terras de xisto e na densidade do granito cinzento da cova beiraltina, por excelência, Santa Comba Dão tem uma história que se perde no tempo. Outrora local de confrontos quando os romanos dominavam na península ibérica contra as tribos indígenas. Factos, que traçam o carácter do santacombadense e, que transporta consigo o código genético de uma herança antiga e a vontade indomável resultante do espírito dos lusitanos, estirpe de um nome que se cruza na história: Viriato, primeiro herói da nossa história.
As escarpas acidentadas desenhadas pelos rios Dão, Mondego e Criz, que fazem deste concelho uma península, obrigam o Homem a uma constante luta com a Natureza, estabelecendo entre si uma dialéctica sustentável. Mas, é a água que molda o espírito e a montanha que transforma o corpo, mas permanece a sua essência! Santa Comba Dão é a imagem das suas gentes: rebelde, activa, leal, determinada mas também sensível e de grande coração! O seu espírito revela a pureza, tal como na paisagem.
A orografia marca bem a paisagem entre os seus vales e a sua vegetação, no encanto do verde e escuro da rocha. Os rios e as inúmeras ribeiras ligam-nos à água fonte da vida e cura de todos os males. Santa Comba Dão possui características únicas para o turismo de qualidade. Aqueles que apreciam o bem-estar, a segurança e o descanso, encontram neste concelho todas as condições para usufruir de uma qualidade de vida inigualável. Abraçada numa região integrada numa zona vinícola bastante conhecida e acompanhada, também, pela sua tradição de fumeiro beirão.
É pena, que o nome desta recente cidade, só apareça nos jornais para falar de polémicas em volta de um nome, que é apenas um facto na história recente e, não se revele o que verdadeiramente interessa. Santa Comba Dão tem feito esforços para desenvolver-se, sendo um modelo de cidade que consegue conciliar a modernidade dos tempos e a sustentabildade e preservação do ambiente, característico da sua região. Os mesmos que reclamam por tudo e por nada, não são capazes de mostrar o que de bom está ser feito. As imagens revelam-se só por si!
Oxalá, que seja seguido este exemplo, de sustentabilade e desenvolvimento aqui na nossa Autarquia de Azambuja!
Sem comentários:
Enviar um comentário