quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Da Terra

Hoje comemora-se o Dia da Terra e, gostaria deixar aqui, uma referencia à mensagem divulgada pela Associação Quercus, a qual, vem identificar o que considera serem os sete pecados da insustentabilidade do desenvolvimento, que Portugal apresenta, alertando para as principais questões de fundo na área do ambiente que afectam o nosso País. Para além disso, convido os leitores à leitura neste âmbito, os princípios gerais inscritos na Carta da Terra e divulga-los. Para aceder ao ficheiro clique aqui.

Aproveito para chamar a atenção para a notícia publicada no jornal "O Mirante", na qual, informa-nos que a Área Protegida da Serra do Montejunto, afectada pelos incêndios ocorridos no Verão de 2003, vai ser reflorestada nos próximos três anos por uma empresa multinacional, no âmbito de um protocolo assinado nesta quarta-feira com a câmara de Alenquer, a Pepsico/Matutano, que irá plantar 5600 novas árvores.


“Pretende-se fazer a arborização com árvores autóctones da serra [carvalho cerquinho, pinheiro manso, azinheira e freixo], acompanhar a reflorestação natural, efectuar o desbaste de pinheiros e implementar medidas de defesa da floresta contra incêndios e de manutenção de caminhos”, explicou o vice-presidente da autarquia, Jorge Riso à imprensa. A limpeza e reflorestação vão ocorrer numa área de 20 hectares, conhecida como a “Mata do Lameiro”.

Seria oportuno, também, que a autarquia de Azambuja se juntasse a esta iniciativa, ou tomasse uma iniciativa deste género, visto que a serra do Montejunto encontra-se nas zonas limitrofes do concelho e promovesse diante das escolas, associações e principalmente, junto da população desempregada e jovens a oportunidade de poderem associar e dar o seu contributo, na medida de poderem retirar algum benefício e, do mesmo modo, ir ao encontro das aspirações globais de uma maior sustentabilidade e desenvolvimento do meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário