sábado, 4 de abril de 2009

Avinho - Aveiras de Cima

Começou ontem uma das maiores festas de vinho do Ribatejo e, seguramente, a mais castiça do País. A "Ávinho" é uma Festa do Vinho e das Adegas da região, que tem vindo marcar a tradição anual e com o sucesso dos outros anos, na freguesia de Aveiras de Cima, que inclui concertos, animação de rua, visitas às adegas, muitos petiscos, um concurso vinícola e um desfile. O próprio procedimento é castiço: à chegada, o visitante paga dois euros pela entrada na festa e recebe uma caneca de barro. A partir daí não gastará nem mais um cêntimo, para provar o vinho das cerca de 15 adegas privadas presentes no recinto. As portas abrem-se de par em par para que todos saboreiem o néctar dos deuses e fiquem a saber tudo sobre os vinhos da região.

A acompanhar as provas não faltam as barraquinhas de apetitosos petiscos pelo meio do percurso. Consta que as febras no pão da "Ávinho" são inesquecíveis... mas, não se esqueça de provar também, o ensopado de enguias, o torricado com bacalhau assado, os jaquinzinhos fritos ou a açorda. São de fazer crescer água (ou vinho) na boca!

As canções humorísticas do Rouxinol Faduncho e os sons de fusão da Deolinda vão ecoar pela vila, a partir do Palco da República, nos dias 3 e 4, às 22 horas. Mais música se ouvirá, com espectáculos de percussão, jazz, filarmónica, fado e cavaquinhos. Conte ainda com um desfile etnográfico intitulado "O Ciclo do Vinho", no dia 4, a partir das 15 horas; e, na mesma tarde, teatro de rua, pelo grupo Gazua.

Aveiras de Cima é uma freguesia, assim como todo o concelho de Azambuja, está inserida numa região com forte tradição vitivinícola, pelo que toda a população e visitantes se envolvem com muito apreço nesta festa anual. As ruas estão sempre animadas, os moradores enfeitam as fachadas das casas com motivos alusivos ao vinho, e decorre um dos poucos concursos de vinhos do produtor que ainda resistem em Portugal, actualmente na sua 27ª edição, sempre controlado por provadores oficiais do Instituto da Vinha e do Vinho. Todos os anos o produto da venda das canecas da "Ávinho" reverte a favor de uma instituição da freguesia. Nesta edição a festa servirá ainda de palco à apresentação de um projecto da autarquia da Azambuja, intitulado "Aveiras de Cima - Vila Museu do Vinho".

Sem comentários:

Enviar um comentário