quinta-feira, 7 de maio de 2009

Conferências do Estoril


Começou hoje no Estoril, um conjunto de conferências, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cascais e do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais (IEEI) para debater anualmente a globalização e os desafios locais que ela coloca. Os trabalhos decorrem até dia 9 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril e incluem a atribuição de um prémio internacional (70 mil euros), a personalidades que se destacaram mundialmente na forma como ajudaram a enfrentar os desafios da globalização.

António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Luís Pais Antunes, director executivo do IEEI, participam na sessão de abertura do encontro (Hoje), cuja primeira conferência "Desafios globais, respostas locais", tem como orador o antigo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. Arquitectura multilateral e desafios globais é o tema do primeiro painel presidido por Álvaro de Vasconcelos, director do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia. Negócio Internacional e Desafios Locais, presidido por Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, e Recursos e Sustentabilidade, presidido por Vítor Martins, consultor para os assuntos europeus da presidência da República, são os painéis previstos para sexta-feira.

No mesmo dia estão marcadas conferências do prémio Nobel da Economia 2001, Joseph Stiglitz, sobre A Crise Económica Global, e do antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair. Sábado, o painel Valores, Identidades e Mercados: A Globalização é Governável? é presidido pelo eurodeputado João de Deus Pinheiro. Para além disso, estarão presentes no evento, estrelas da política internacional, académicos, intelectuais e empresários, que vão estar reunidos a partir de hoje, no dito evento.

Entre as quais, outros oradores de diferentes painéis, contarão com a presença mais destacada de José Maria Aznar, antigo chefe do governo espanhol, Belmiro de Azevedo, presidente do Conselho de Administração da Sonae SGPS, Mary Robinson, antiga presidente da Irlanda, Samir Amin, director do Fórum do Terceiro Mundo, e Yegor Gaidar, director do Instituto para a Economia em Transição de Moscovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário