segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eu Voto, Tu Votas... Nós, Votamos Europa!...

Ontem, domingo, foi mais um dos momentos, enquadrado no ritual eleitoral com a eleição dos deputados nacionais para o parlamento europeu. Após o escrutínio, ficámos a saber que o PSD (Partido Social Democrata) foi a força mais votada, derrotando especialmente o seu adversário mais directo, o PS (Partido Socialista). Em jeito de uma breve análise, penso que apesar de tudo ainda, assim, o PS conseguiu um feito histórico, ao perder para todos os seus adversários, tendo todos eles conseguido elevar o seu "score" eleitoral.

Esta vitória do PSD, foi especialmente conseguida através do esforço do seu candidato, Paulo Rangel e de todas as estruturas do partido e seus dirigentes. Penso, que este feito foi conseguido, também, em grande parte pela participação e empenho de muitos cidadãos anónimos, que em diversas formas contribuíram, de algum modo, para esta vitória eleitoral. Para além disso, julgo que este esforço não deverá ficar por aqui. Este é o momento certo, em que a unidade de cidadãos, muitos deles anónimos, deverão criar por si só, canais dinâmicos interpessoais e pulsões sinergéticas em vários grupos locais, através da sua vontade e espiríto combativo, juntando-se num propósito válido! Ficou demonstrado a necessidade de mudança, á qual, deverá ser criada uma alternativa que seja inspiradora e consiga contrariar essa descrença.

Face aos resultados, a nível concelhio o PS Azambuja, perdeu cerca de 1700 votos, descendo de 55,4% para 32%. Enquanto a CDU (Coligação Democrática Unitária) apenas, subiu 191 votos (19,1% dos votos expressos). O BE (Bloco de Esquerda) teve uma boa prestação e, conseguiu crescer significativamente, atingindo 14,4% dos votos expressos (em 2004 tinha-se ficado pelos 5,4%). À direita do PS, a análise deverá ser feita em conjunto entre o PSD/CDS-PP (Centro Democrático Social, Partido Popular), uma vez que nas eleições europeias de 2004 concorreram coligados. Assim, regista-se um aumento eleitoral de 411 votos, o que coloca a coligação com 27,14% dos votos expressos. Deste modo, fica a pouco mais de 5% de vencer as eleições europeias no Concelho de Azambuja, com 31,1%, enquanto o PS apenas obteve 27,6% dos votos. Acredito, sinceramente, que será a única alternativa política credível no Concelho de Azambuja, que consiga travar os desmandos, da actual política da maioria socialista na edilidade camarária.

E em resposta, a esse propósito a Coligação "Pelo Futuro da Nossa Terra", anunciou hoje, por via on-line a candidatura de Sérgio Ezequiel à freguesia-sede do Concelho. Onde é uma aposta clara num projecto autárquico qualificado, inovador e conhecedor dos problemas e anseios da freguesia de Azambuja. O candidato tem 41 anos, é casado e pai de um filho. É licenciado em Gestão Bancária e Pós-Graduado em Segurança e Higiene do Trabalho. É membro da Assembleia de Freguesia de Azambuja desde 2002 e pertence aos corpos sociais da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja.

Sem comentários:

Enviar um comentário