terça-feira, 9 de junho de 2009

III Mostra de Projectos Educativos - Azambuja

Está a decorrer, desde a semana passada, entre os dias 5 e 12 de Junho, na sequência das mostras anteriores, a III Mostra de Projectos Educativos do Concelho de Azambuja. O objectivo deste evento, é dar conhecimento do que se tem vindo a realizar, ao nível da comunidade educativa no Município de Azambuja e, proporcionar às crianças do Concelho um espaço de descobertas e conhecimento. Este ano, o evento realiza-se, naquele que é durante a Feira de Maio, o Pavilhão das "Artes e Ofícios", situado no campo da feira, anteriormente mencionada.

Para além disso, decorreu ontem no Auditório do Páteo do Valverde uma sessão de apresentação de trabalhos efectuados pelos alunos do 3º Ciclo da Escola Secundária de Azambuja, da turma do 12º A, no âmbito de trabalhos de grupo extra curriculares. Os trabalhos incidiram essencialmente, em questões relacionadas com o quotidiano sócio-económico do concelho. Tendo por base, a realidade concreta. Os estudos visavam incidir, de uma forma ligeira mas, no entanto, não deixando de ter uma abordagem séria sobre algumas questões que afectam o nosso dia-a-dia.

O primeiro trabalho apresentado, veio demonstrar o papel das novas tecnologias de informação no nosso concelho e, de que modo, está a ser aplicadas. O segundo, veio fazer uma reflexão e um apelo à dádiva de sangue. O terceiro, descreveu as actividades desenvolvidas pelos bombeiros, especialmente dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Finalmente, o quarto trabalho visou essencialmente, a recuperação e aproveitamento do espaço, sob uma estratégia comercial e económica, da Estalagem das Obras Novas "Palácio da Rainha", que desempenhou funções de grande importância na historia. Foi um posto de controlo do tráfego de embarcações, de pessoas e de mercadorias, que transitavam através da Vala Real. Por outro lado, destacou-se ainda como entreposto e estalagem de apoio à antiga carreira de vapores que estabelecia o circuito entre Lisboa e Vila Nova de Constança.

Foi um momento descontraído e bastante produtivo, ao relacionar as ideias dos jovens aos problemas gerais do concelho. Pena, é que não estivesse ninguém do executivo para escutar a visão de desenvolvimento dos jovens, no referido evento. Ainda, assim, tive o privilégio de acompanhar Manuel Magalhães Borges, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Alcoentre, pela Coligação "Pelo Futuro da Nossa Terra". Dado isto, ficamos muito gratos aos jovens que apresentaram o primeiro trabalho, ligado às novas tecnologias de informação, a disponibilidade de eles poderem criar um web site para a Associação Recreativa e Cultural dos Casais das Boiças, que segundo eles, esta semana estará disponível on-line. Obrigado e que haja um forte incentivo, por parte dos professores para todos e, caso necessitem de nós, estaremos aqui também, para vos ajudar!

Sem comentários:

Enviar um comentário