quinta-feira, 28 de maio de 2009

Uma Manhã De Visita!... Aveiras de Cima.

Ontem de manhã, tive oportunidade de acompanhar os candidatos da Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra, na visita ao Lar Nossa Senhora da Purificação, em Aveiras de Cima. Um exemplo de excelência no apoio aos idosos da freguesia. Lembro, que esta obra foi inaugurada pelo actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, aquando exercia o cargo de Primeiro-Ministro de Portugal.

Lembro-me desse facto, visto que, no mesmo dia foi inaugurado, uma outra instituição com a mesma natureza em Algúber. Lembro-vos que Algúber pertence à paróquia de Alcoentre. E, na altura, estava missionada ao Padre Carminho, falecido a 19 de Janeiro de 2007, com 82 anos de idade, que vivia na altura em Vale de Judeus. Um homem "Santo", assim disse, o Padre António Cardoso, principal dinamizador do lar de Aveiras, dos quais, houve uma amizade enorme, e que tive oportunidade de ver tal manifestação pelas palavras do pároco de Aveiras.

Carmem Roque, Directora-Técnica do Lar, teve toda a amabilidade para connosco e, nos guiar pelas instalações e responder a todas as questões colocadas e, esclarecer-nos todas as dúvidas, num ambiente totalmente descontraído entre os presentes. Ficamos cientes dos projectos futuros que o Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima pretende desenvolver e, quais as suas necessidades mais prementes. Destacando, que já tem um projecto para a construção de uma nova unidade residencial, vocacionada para idosos dependentes e deficientes, cujo custo está estimado em 675 mil euros. Este importante projecto social, já foi objecto de uma candidatura ao programa comunitário P.O.P.H., do qual, poderá vir a assegurar cerca de 60% dos meios financeiros necessários.

Sobre este assunto, destacamos as palavras de Dr. António Jorge Lopes, candidato à presidência da Câmara de Azambuja, que contou também com a presença de Dr. António Godinho e Manuel Magalhães Borges, disse aos presentes, que “a autarquia tem o dever moral e ético de garantir, sem margem para quaisquer dúvidas, os outros 270 mil euros”, uma vez que “este novo projecto do Centro Paroquial destina-se a apoiar pessoas muito frágeis e debilitadas”. Registe-se, também, que a instituição teve recentemente um encargo de 100 mil euros, para beneficiação de acessos interiores do edifício não comparticipados.

Sem comentários:

Enviar um comentário