sábado, 16 de maio de 2009

A Crise! Meu Caro!... A Crise!...

Embora, tenham alterado de certa forma a sua posição, na sua opinião em relação agravamento do cenário de crise nacional, (bem,... pudera os dados confirmam-na e, muito difícil ignora-la) ainda, assim, contentam-se com a tristeza dos números, apesar, da economia timidamente resistir, não tão severamente como no resto da Europa,... dizem eles!

Os efeitos conjugados da recessão e da precariedade estão reflectidos nos dados, ontem revelados pelo INE, em relação ao desemprego. Saliente-se, que foi nas camadas mais jovens que o número de desempregados mais cresceu. É o número de desempregados no valor mais alto de que há registo - oficialmente são 495,8 mil -, a taxa de desemprego ontem divulgada, superou as piores expectativas, ao saltar 1,3 pontos para 8,9%, o valor mais alto dos últimos 23 anos.

Entretanto, o ministro das finanças declara que: "O agravamento económico tem sido sempre pior do que se esperava mas, parece que essa sensação está a chegar ao fim e, que podemos estar a chegar ao ponto de viragem". Perspectiva que deve ser olhada a nível externo e global, pois, relativamente, à nossa pátria rectangular, dificilmente chegaremos a bons ventos no final deste ano e, talvez, só para o ano que vem! Ainda, assim não nos podemos esquecer da outra, que já cá estava. Julgo, que este ano ainda não vimos realmente o fundo do poço.

Sem comentários:

Enviar um comentário