sexta-feira, 26 de junho de 2009

Juventude!... De Que É Que Estás À Espera?!...

É com alguma surpresa e choque, que tomo conhecimento através da edição do jornal "Correio da Manhã", que alunos menores de idade podem fazer o teste de despistagem ao vírus da sida (VIH), sem o consentimento dos pais, o que é obrigatório por lei. Para além disso, existe a possiblidade do teste ser feito sob anonimato, que não é permitido por lei. Os testes ao VIH são feitos de forma gratuita, anónima e confidencial. O utente não dá dados pessoais – nem nome, nem idade. É-lhe dado um código que o identifica para saber mais tarde o resultado. Ainda mais, estas acções são promovidas pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), não se sabendo qual o papel do Ministério da Saúde neste caso, sabendo que o IPJ não está sob sua tutela. Ora, assim partilho a mesma opinião de Maria José Nogueira Pinto, no seu artigo editado no DN, andamos a "brincar com coisas sérias"! "Parece que o IPJ, veio dar uma mãozinha: confusão, leviandade, correcção política e zelo pré-eleitoral. Uma brincadeira de mau gosto."

Seria bom, que o Fórum Novas Fronteiras do PS, previsto para amanhã, em Lisboa, e dedicado à política de juventude, tivessemos uma resposta esclarecida sobre esta questão e outras. Já que a JS pretente que haja total abertura para discutir e fazer um balanço do que foi feito e o que poderá ser melhorado. Ainda, assim, registe-se a possibilidade de que tema do casamento entre homossexuais, não deverá "ganhar centralidade" no debate de sábado. Penso que será uma optima oportundade de saber quais são as propostas que são apresentadas, para que depois possamos discuti-las.

Para alem disso, é com muito agrado que registo as palavras do candidato Coligação "Pelo Futuro da Nossa Terra", Dr. António Jorge Lopes, assume que "o investimento na educação das crianças e jovens do nosso concelho é essencial para o desenvolvimento futuro", pelo que nas suas palavras no seu discurso feito neste último jantar em Aveiras de Cima, na apresentação dos candidatos da coligação para as próximas eleições autárquicas, fez questão de vincar a "excelência do ensino no nosso concelho será uma preocupação efectiva, tal como será a adequação das opções educativas à disposição dos nossos jovens em função do mercado de trabalho emergente".

Para além disso, destacou que "as escolas secundárias do Concelho de Azambuja vão ter de encontrar respostas educativas e de formação profissional na área social, nomeadamente ao nível geriátrico", justificando estas opções, "com a aposta que vamos desenvolver na área social vão ser criados muitos postos de trabalho, que podem e devem ser ocupados por jovens da nossa terra"! Registe-se, ainda, que o candidato "recordou, vários estudos internacionais indicam que a área social será daquelas que mais trabalhadores qualificados vai empregar em Portugal (cite-se a este propósito o estudo “Jobs for the Future”, publicado pela Accenture no passado mês de Abril)".

Sem comentários:

Enviar um comentário